BOOK ONLINE ONLINE KIOSK

Festival dos Mastros em S. Teotónio BACK


O Festival dos Mastros em S. Teotónio é um evento comunitário que se realiza de dois em dois anos na vila de S. Teotónio. As ruas são decoradas com flores de papel de mil cores, numa iniciativa conjunta entre moradores, associações locais, freguesia e autarquia.


 

Os preparativos têm início meses antes, ao longo de muitas noites de trabalho e convívio, em que grupos de moradores se mobilizam para tornar a sua praça, o seu bairro e a sua rua, na mais bonita de todas. Depois é um mês quase inteiro de festas, normalmente em Junho, onde em cada noite há um baile num bairro diferente. No centro da festa há sempre um “mastro”, decorado com ramas de medronheiro, flores verdadeiras e de papel, numa evocação dos tempos antigos em que se faziam promessas pelo sucesso de uma colheita, cura de uma doença ou outro qualquer sucesso. Como forma de agradecimento, a família, a vizinhança, erigia um mastro e convidava o povo a dançar, cantar e celebrar em seu redor.

O Festival dos Mastros é assim uma celebração popular que enaltece a cultura de uma região singular e de uma terra muito especial que de dois em dois anos faz jus ao dito popular que nos recorda que “S. Teotónio nã drome”.


 

NEARBY ROUTE SECTIONS