BOOK ONLINE ONLINE KIOSK

Pego da Laima BACK


Ao km 10, depois de passar a ponte de madeira sobre ribeira de Vale de Ferro, na etapa S. Luís » Odemira, vai encontrar o primeiro pego desta caminhada. Os pegos, são troços da ribeira que permanecem com água no Verão, desempenhando um papel essencial à sobrevivência de várias espécies locais. É também um local ao qual está associada uma lenda. Faça uma pausa e sinta a magia que paira no ar. Há mouras encantadas por aqui...


 

Lenda do Pego da Laima

O Pego da Laima fica situado no sopé do cerro do Castelo, onde ainda se observam grossas muralhas de um povoado fortificado, cujos inícios remontarão à Idade do Ferro, e que possivelmente foi sede de uma circunscrição administrativa, na época islâmica. A relação entre os dois locais está representada na velha crença de que, lançando uma laranja em cavidades existentes no Castelo, esta vinha aparecer no fundão. Segundo uma narrativa bem conhecida, havia neste sítio um “encantamento” – a recorrente “moura encantada”1 – que uma mulher das imediações procurou quebrar. Conta a lenda que uma desconhecida lhe havia proposto que criasse dois bezerros, apenas com o cuidado de não tirar leite às vacas, e que fosse com eles ao pego, numa manhã de São João, antes de nascer do sol, que dali extrairia a sua fortuna. Ao desrespeitar a promessa de não tirar leite às vacas, o que originou o salpico de um dos negros bezerros, indelevelmente marcado na pelagem malhada do animal, a mulher comprometeu o sucesso do desencantamento. Assim, quando já à superfície das águas emergia uma grade de ouro puxada pelos bois, o malhado cedeu e a grade de ouro voltou para as profundezas, enquanto se ouvia uma voz que gritava “Ah, tirana, que me dobraste o encanto!”

António Martins Quaresma

1Moura Encantada: é o nome dado aos míticos espíritos femininos que ainda hoje, na crença popular, se acredita estarem ligados à protecção dos rios, grutas e tesouros. Aprisionados por encantamentos, contam as lendas, que prometem recompensas a quem em troca cumprir uma determinada promessa e os libertar da sua condição.


 

NEARBY ROUTE SECTIONS