BOOK ONLINE ONLINE KIOSK

S. Teotónio BACK


Aproveite a sua passagem por S. Teotónio para conhecer esta bonita vila, desvendar as ruelas, entrar na Igreja e visitar o comércio local, onde se icluem algumas tascas típicas, o sapateiro, a loja de ferragens e tantos outros tesouros e sorrisos para desvendar.


 

A ligação da aldeia à figura histórica de São Teotónio, o santo português que viveu no tempo de D. Afonso Henriques, é fantasiosa e impossível. Na realidade, o nome da freguesia deve-se ao facto de ter sido fundada pelo arcebispo de Évora D. Teotónio de Bragança, por volta de 1590. A criação da nova freguesia compreendeu a interferência pessoal do bispo, que inclusive esteve no local. Procurou-se homenagear o arcebispo, escolhendo um santo com o mesmo nome.

A igreja, relativamente central no território da paróquia, foi erguida sobre pequena elevação, limitada por um profundo barranco do lado de nascente, em zona típica de “serra” (mas com a planície litoral bem perto), rodeada de cerros de mais elevada cota. Encontramos os critérios que presidiram à escolha de sítios para edificação das igrejas paroquiais do concelho: centralidade e capacidade para sustentar uma povoação.

O casario da povoação derramou-se pela encosta, a nascente da igreja, na direcção do vale onde corre um ribeiro. Nos arredores, aproveitando a fertilidade dos terrenos e a existência de água, os moradores foram tecendo uma rede de pequenas explorações agrícolas, com vinhas e hortas que abasteciam a população de produtos mimosos.

A igreja possuía, como era usual, um relativamente vasto logradouro, onde, como desde o início ficou previsto, o casario da povoação se foi erguendo. O poder de atracção da igreja e a facilidade de, mediante módico foro anual, os fregueses construírem as suas casas ajudou grandemente o desenvolvimento da aldeia. Divisa-se ainda na parte mais antiga da povoação certa regularidade da malha urbana.

No dia 1 de Novembro de 1755, o violento sismo que tão graves estragos fez em Lisboa e noutras cidades deitou por terra parte da igreja. A reconstrução, iniciada alguns anos depois, só foi concluída no fim do século.


 

NEARBY ROUTE SECTIONS